Caleguer Especialidades

Sua Saúde em Primeiro Lugar

Escleroterapia com Espuma

A escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento que elimina completamente as varizes e os pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.

A escleroterapia com espuma é eficaz nas microvarizes e varizes de até 2 mm, eliminado-as completamente. Nas varizes de maior calibre, este tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, sendo necessária mais de 1 aplicação na mesma variz.

É importante que esse procedimento seja realizado após indicação do cirurgião vascular para evitar a ocorrência de complicações.

Como é feito o tratamento

Este tratamento é relativamente simples e realizado no consultório médico sem que haja a necessidade de internamento ou anestesia. Apesar de ser um procedimento simples e sem muitas complicações, é importante que a escleroterapia com espuma seja realizada por um médico especialista, de preferência pelo Angiologista.

O tratamento consiste na localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma, que faz com que a veia seja fechada e o sangue redirecionado, melhorando a circulação sanguínea.

Esta terapia causa uma certa dor e desconforto, não só pela picada da agulha, mas pela entrada do medicamento na veia, mas a maioria das pessoas toleram bem esta dor.

Após o tratamento a aplicação da espuma, recomenda-se que a pessoa use meias de compressão elástica, tipo Kendall, para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de aparecer novas varizes. É ainda indicado que a pessoa não se exponha ao sol para evitar que a região fique manchada. Se for mesmo necessário, deve-se usar um filtro solar em toda a área tratada.

Esse tratamento é definitivo?

A eliminação das varizes e pequenos vasinhos com a escleroterapia com espuma é praticamente definitivo porque o vaso tratado não voltará a apresentar variz, no entanto, outras varizes podem surgir porque este também tem uma característica hereditária.